Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de março de 2011

Praticando o "Desapego"

Olá!
Quanta saudade eu senti de escrever... Aliás estou adorando poder trazer textos e reflexões. Somos um turbilhão de emoções, e eu então as vezes me sinto bem no centro desse turbilhão!rs


Enfim, emoções a parte, hoje trouxe eu texto lindíssimo do Fernando Pessoa que mostra um pouco desses momentos em que nos perguntamos os "porquÊs" de muitas coisas...
A simples verdade é que não existe um porque propriamente dito, talvez perderiamos o sentido de viver tão intensamente cada momento precioso que passamos em nossas vidas. Perderiamos o sentido de arriscar, tentar e se deixar aprender com os proprios gestos sejam eles certos ou errados.
A vida é feita de escolhas e dessas escolhas talvez a mais importante e porém a mais dificil, a qual fala no texto é deixar que o ciclo se acabe, deixar que se desprenda, solte. Dessa forma diriamos, deixar o novo acontecer, o novo que é simplesmente NOVO. E isso nos faz renovar energias, renovar animos, nos renovar!

O Texto:

"Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final...Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos.
Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.
As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora...Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.
Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos.
Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor.
Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará! Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade.
Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.
Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é. Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu próprio, antes de conheceres alguém e de esperares que ele veja quem tu és..E lembra-te: Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão"

(Fernando Pessoa )



"A vida não é um corredor reto e tranquilo que nós percorremos livre e sem empecilhos, mas um labirinto de passagens, pelas quais nós devemos procurar nosso caminho, perdidos e confusos, de vez em quando presos em um beco sem saída. ...
... Porém, se tivermos fé, uma porta sempre será aberta para nós, não talvez aquela sobre a qual nós mesmo nunca pensamos, mas aquela que definitivamente se revelará boa para nós." 
A. J. Cronin - Texto retirado do Livro : Quem Mexeu no meu Queijo )


É isso, espero que gostem do post... ;)
E vamos viver novas histórias, talvez reviver histórias antigas...
O mais importante é vivermos uma Bela História! =)

Bjinhos!!!

Letícia da Matta